Revisão e atualização da RTP 05 sobre instalações elétricas é tema de reunião

Notícias 2019 Adicionar Comentário

A Recomendação Técnica de Procedimentos – RTP 05 – Instalações Elétricas Temporárias em Canteiros de Obras, será revisada e atualizada, em atendimento às inovações tecnológicas do setor.

O tema que vem sendo debatido desde 2017 foi pauta de reunião realizada nos dias 08, 09 e 10 de julho pelos organizadores da publicação e servidores da Fundacentro, Mauricio Viana (chefe do Centro Regional de Pernambuco) e Swylmar Ferreira (Centro Regional do Distrito Federal).

As RTP´s como são conhecidas fazem parte de um arcabouço de publicações técnicas produzidas pela Fundacentro e que tem como objetivo orientar profissionais de SST e demais atores sociais envolvidos com as atividades da indústria da construção, em especial os que trabalham diariamente com instalações e serviços elétricos.

A revisão da RTP tornou-se imprescindível para acompanhar a evolução das normas técnicas e das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. Nela, se estabelece os métodos básicos objetivando proteger a integridade física e a saúde dos trabalhadores com orientações que contemplam o planejamento, a organização, a execução, a manutenção e o controle em conformidade com a NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, Normas Regulamentadoras 10 e 18, bem como com outras normas vigentes.

Para os organizadores da publicação, espera-se que este material educativo contribua para a reciclagem dos profissionais da área e também para a diminuição dos acidentes de trabalho com eletricidade, uma das três maiores causas de mortalidade no setor da construção.

A RTP 05 existente sofrerá algumas modificações, que de acordo com Swylmar são alterações necessárias, já que muitos procedimentos necessitavam de atualização. Como, por exemplo, a inserção na nova RTP do interruptor de circuito de falha de aterramento. “A atualização da RTP irá ajudar muito a proteção contra choques elétricos para trabalhadores que exercem a função de eletricista e necessitam de cuidados especiais e irá auxiliar também na localização de riscos elétricos de equipamentos e máquinas em canteiros de obras”, comenta.

A recomendação que será publicada ainda em 2019 terá 63 páginas e inclui um novo item sobre Interruptor de Circuito de Falha de Aterramento, como também, a abordagem dos equipamentos e instalações elétricas em locais que possam ser definidos como áreas classificadas e atmosferas explosivas e/ou inflamáveis.

Já consolidada, a publicação será encaminhada para o Serviço de Publicações da Fundacentro, onde passará por revisão e posterior publicação.

 

Fonte: Fundacentro

Deixe seu comentário



Powered by EN™ - Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Siga-nos no Facebook Acessar