Tema do 28 de abril foca nas ações educativas prevencionistas para o trabalhador jovem aprendiz

Notícias 2018 Adicionar Comentário

O tema central a ser debatido pela Fundacentro no dia 28 de abril, Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho terá como foco o trabalho do jovem, bem como ações de instituições visando à erradicação do trabalho infantil.

A importância de incluir o tema na programação, que este ano acontece no dia 26 de abril, vai de encontro à necessidade de preparar o jovem para o mercado de trabalho, fortalecendo assim toda uma geração.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os jovens com idade entre 15 e 24 anos representam mais de 15% da força de trabalho mundial e sofrem até 40% mais acidentes de trabalho que os trabalhadores adultos com mais de 25 anos.

De acordo com a assessora da diretoria Técnica da Fundacentro e membro da Comissão Organizadora, Tereza Ferreira, o jovem por não ter a vivência profissional e informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho pode se acidentar mais em função da não familiaridade com os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

A OIT aponta que os jovens são mais vulneráveis pela razão acima e também por não terem conhecimentos dos riscos do ambiente de trabalho entre outros.

Para a palestrante, Solange Regina Schaffer tecnologista da Fundacentro que falará sobre o tema Jovem aprendiz – fatores de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, além dos acidentes de trabalho, o jovem está exposto a barreiras voltadas para o preconceito étnico, desconhecimento dos riscos ergonômicos e psicossociais, falta de interesse organizacional em oferecer adequada preparação profissional, preocupada somente com o cumprimento da cota-aprendiz.

Outros temas fazem parte da programação. São eles: “Ações da Fundacentro: da educação a prevenção”, a ser apresentado por Sonia Maria Jose Bombardi da Coordenação de Educação da Fundacentro e a “Atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao trabalho infantil”, a ser apresentado pelo Procurador Ronaldo Lira do Ministério Público do Trabalho. As palestras terão como coordenador de mesa, o Diretor Técnico, Robson Spinelli Gomes.

O evento contará com a participação de autoridades e representantes do Ministério do Trabalho do DSTT; a Presidente da Fundacentro, Representante dos Empregados na CTPP; Representante dos Empregadores na CTPP e representante do MPT na cerimônia de abertura.

Tema da OIT

O tema utilizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o ano de 2018 é “Geração Segura e Saudável”. Mais uma vez, a Fundacentro adotou o tema sugerido pela Organização, a qual uniu a campanha do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, ou seja, acelerar ações do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável promovendo ambientes de trabalho seguros até 2030 e eliminando todas as formas de trabalho infantil até 2025.

Abril

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 2003, como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e como o dia oficial da Segurança e da Saúde nos Locais de Trabalho.

No Brasil, o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado em 28 de abril a cada ano, foi estabelecido pela Lei Nº 11.121, de 25 de maio de 2005.

Anualmente, em todo o país são realizadas diferentes manifestações com o objetivo de alertar a sociedade sobre as repercussões humanas, econômicas e sociais das más condições de trabalho e proporcionar uma reflexão sobre os altos índices de sofrimento, doenças, mutilações e mortes.

No mês de abril também se celebra o Movimento Abril Verde que conta com o apoio da Fundacentro. O Movimento é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná e tem como objetivo alertar a sociedade sobre os acidentes de trabalho e agravos à saúde do trabalhador, bem como propor iniciativas que reduzam esses acidentes.

No dia 28 de abril, antecipado para 26, haverá a exposição fotográfica no andar intermediário “Sonhei ser criança”, gentilmente cedida pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo; será lançado pela Presidente da Fundacentro, o Informe de Gestão de 2017, informativo oficialmente divulgado desde 2013 e também a cerimônia da vela como símbolo da vida em transformação.

O evento é realizado pelo Serviço de Eventos da Fundacentro e a comissão técnica é composta pelos servidores da instituição, Tereza Luiza Ferreira dos Santos (Coordenadora da Comissão), Cristiane Queiroz Barbeiro Lima, José Damásio de Aquino, Sônia Maria José Bombardi e Walter dos Reis Pedreira Filho.

Local

O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho – Geração Segura e Saudável será realizado no Auditório da Fundacentro, situado à rua Capote Valente, 710, no dia 26 de abril, das 13h30 às 17h30.

Confira a programação.

As inscrições serão feitas somente pelo site.

 

Fonte: Fundacentro

Deixe seu comentário



Powered by EN™ - Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Siga-nos no Facebook Fazer login