Guia técnico fornece orientações para estratégia de amostragem para o ambiente de trabalho

Notícias 2018, Notícias 2019 Adicionar Comentário

Procedimento técnico orienta a análise estatística dos dados obtidos e a comparação destes dados com os valores de referência estabelecidos pela legislação brasileira.

Foi lançado pela Fundacentro, o “Guia Técnico sobre estratégia de amostragem e interpretação de resultados de avaliações quantitativas de agentes químicos em ambientes de trabalho”.

Destinado a profissionais, especialmente da área da Higiene Ocupacional, o guia oferece informações acerca das avaliações ambientais dos agentes químicos inseridas nos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e nos laudos técnicos periciais.

A elaboração do procedimento técnico surgiu a partir de dúvidas existentes sobre a real quantidade de medições de concentração necessária para se chegar a um diagnóstico confiável, tanto pela exposição de trabalhadores, quanto pela contaminação do local de trabalho.

São 107 páginas que se propõem a apresentar ao leitor, definições e conceitos, diferenças existentes entre jornada e turno de trabalho, medição, monitoramento, etapas da avaliação quantitativa, interpretação de resultados e outros.

A publicação se baseia na legislação vigente no Brasil para a determinação das concentrações de agentes químicos em ambientes de trabalho e ainda sugere como consulta adicional, recomendações de instituições internacionais e referências normativas.

O guia é de autoria do engenheiro agrônomo da Fundacentro da Bahia, Albertinho Barreto de Carvalho e teve a colaboração dos servidores, Marco Antonio Bussacos, Marcos Paiva Matos, Robson Rodrigues da Silva, André Luis Santiago Maia e Arline Sydneia Abel Arcuri.

 

Fonte: Fundacentro

Deixe seu comentário



Powered by EN™ - Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Siga-nos no Facebook Acessar