Dia dos Engenheiros e TSTs é comemorado dia 27 de novembro

Notícias 2018 Adicionar Comentário

Hoje, 27 de novembro, é uma data marcante entre os prevencionistas: é o Dia do Técnico e do Engenheiro de Segurança do Trabalho. A data celebra o dia em que ambas as profissões foram regularizadas pelo Ministério do Trabalho por meio da Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Tanto os engenheiros quanto os técnicos de Segurança do Trabalho vêm atuando junto a outros profissionais da área em busca de melhores condições nos ambientes laborais. Embora a lei tenha saído somente na década de 1980, ambos já desempenhavam suas funções muito antes desta data, iniciando timidamente a partir da criação das CIPAs em 1944, ganhando maior impulso com a regulamentação dos SESMTs em 1972 e finalmente com a publicação das NRs em 1978.

De acordo com o diretor presidente da Fenatest (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho), Hildemar de Jesus Nina, assim como a lei 7.410 trouxe reconhecimento e valorização aos profissionais, outra importante vitória, na opinião dele, foi a criação dos sindicatos estaduais, que hoje abrangem praticamente todo o país.

Apesar dessas conquistas, os profissionais ainda enfrentam desafios, que vão desde o aprimoramento profissional, crise econômica afetando o mercado de trabalho, criação do conselho de classe entre outras questões, conforme relatou o diretor presidente da Fenatest.

O presidente na Anest (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho), Benvenuto Gonçalves Junior, destaca ainda que a criação e o desenvolvimento permanente da mentalidade prevencionista em todos os segmentos da sociedade é ainda um desafio aos profissionais. “É um processo lento de educação desde o berço, dentro de casa, como é também a criação da mentalidade da cidadania, da honestidade e da participação na sociedade”, destaca.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Acontecerá hoje, dia 27 de novembro, das 19 às 22 horas, a Audiência Pública “Defesa da Engenharia de Segurança do Trabalho junto à sociedade nos 33 anos de profissionalização do engenheiro e do técnico de segurança do trabalho”. O encontro será realizado pela Obesst (Organização Brasileira de Entidades de Saúde e Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente) na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Para tratar sobre o assunto estarão presentes profissionais de entidades como SEESP/FNE, ANEST/APAEST, SINTESP, assim como outros que tenham visão política, educacional e profissional sobre o tema.

Além do evento na Assembleia Legislativa de SP ocorrerão ainda outras celebrações pela data junto a entidades prevencionistas, sindicatos das categorias e instituições públicas em diversas regiões do país.

 

Fonte: Revista Proteção

Deixe seu comentário



Powered by EN™ - Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Siga-nos no Facebook Acessar