No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Instituída em 2012 pela Lei nº 12.645, a data vem ganhando força aos poucos no País. Conforme o idealizador do projeto, o técnico de segurança Orlandino dos Santos, as secretarias de educação municipais e estaduais têm realizado reuniões com os Ministérios da Educação e da Saúde, visando a articulação de novas ações em âmbito nacional. A orientação que tem sido passada às escolas é a realização de palestras e concursos de frases e redações, eleição de cipeiro escolar e visitação dos alunos a empresas parceiras. “Acredito que se educarmos crianças e jovens poderemos ter um futuro com índices menores ou quase nulos de acidentes e doenças laborais, já que estes estudantes ganharão consciência de seus papéis no mundo do trabalho em relação à própria segurança e saúde e também a de seus companheiros e do ambiente de trabalho em que se inserirem. Toda a sociedade ganha com isso, inclusive o Governo, que não arcará com os custos médicos e previdenciários, e as empresas, que não perderão seus trabalhadores, assim como os colaboradores e suas famílias, que terão suas vidas preservadas”, argumenta Orlandino.

CANPAT
Apoiando a iniciativa, o Ministério do Trabalho incluiu o tema na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que promove ações de abril a novembro. Em parceria com instituições de ensino e Superintendências e Gerências Regionais do Trabalho, o MTb vem incentivando os professores da Educação Fundamental e Média que realizem aulas abordando aspectos básicos da segurança e saúde nas escolas. “Dividimos em três segmentos: Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, devido às características de faixa etária e discernimento de cada um deles. São noções básicas, com animação para suporte à aula”, explica o AFT José Almeida Jr. Segundo ele, as animações terão como tema `Sinais de Segurança’ e `Riscos na escola e em casa’ para os alunos dos anos iniciais e `Trabalho Seguro – noções de riscos ocupacionais’ para os alunos de Ensino Médio.

Entre as atividades estão a realização de Desenho (Ensino Fundamental 1), Frase (Ensino Fundamental 2) e Redação (Ensino Médio) com temas voltados ao mundo do trabalho. Serão selecionados representantes de cada Estado e, no final da Canpat, em 27 de novembro, serão selecionados os mais representativos de cada categoria, que poderão ser utilizados na Campanha de 2019. “Doenças e acidentes afetam a população brasileira de modo significativo. São milhares de pessoas que saem diariamente ao trabalho e, muitas vezes, sequer retornam aos seus lares. O sucesso dessa iniciativa pode contribuir para mudança futura dessa cruel realidade”, complementa.

 

Fonte: Revista Proteção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *