O Ministério da Saúde vai apoiar a decisão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) de vacinar a população de todo o estado contra a febre amarela. O objetivo é expandir a estratégia de vacinação como medida preventiva.

Até o momento, não há casos suspeitos da doença em municípios do Rio de Janeiro. O estado é o primeiro incluído na área de recomendação de vacina contra febre amarela sem que nenhum caso tenha sido registrado em seu território.

A ampliação da vacinação é mais uma medida de precaução adotada em função da proximidade do Rio de Janeiro com Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, estados com casos confirmados da doença.

Até então, 30 cidades do Rio de Janeiro já estavam com recomendação temporária de vacinação, como forma de prevenção. A medida é uma nova etapa preventiva do estado. Para as ações, o Ministério da Saúde vai encaminhar as doses da vacina conforme solicitação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a estimativa é de que toda população do estado, observando as contraindicações, seja imunizada até o fim deste ano. Ao todo, a previsão é de que serão necessárias cerca de 12 milhões de doses. Para a primeira etapa, já foram solicitadas 3 milhões de doses ao Ministério da Saúde. A previsão é de que a imunização seja intensificada a partir da última semana deste mês.

 

Fonte: Portal Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *