Estima-se que 81 milhões de toneladas de solo contaminado são produzidas a cada ano.
Selecionado entre 60 propostas de inovadores de 12 países, o engenheiro químico paulistano e inovador, Fernando Pecoraro, recebeu o prêmio de melhor desafio nos avanços na área da química verde do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos, em janeiro de 2015. Seu projeto, que foca na limpeza de solos contaminados com qualquer tipo de óleo, usa a casca de laranja como principal componente.
Fernando Pecoraro foi selecionado pelo programa LAUNCH – uma parceria firmada entre o Departamento de Estado dos Estados Unidos, a NASA, a Nike e a Agência Para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID). “As soluções implantadas nos dias de hoje não são tão atualizadas e não resolvem de uma forma eficaz a descontaminação do solo. Isso me chamou a atenção e me levou a seguir com o meu sonho e desenvolver uma nova tecnologia com resultados melhores e mais sustentáveis,” disse Fernando Pecoraro.
No fórum, que se realizou no Centro Espacial Kennedy na Flórida, os inovadores apresentaram suas soluções e participaram de discussões com membros do Conselho do LAUNCH, que representam vários setores como: comércio, investimentos, políticas públicas, ciência, sustentabilidade, regulamentação governamental e desenvolvimento internacional. Com essa invenção, Pecoraro passa a integrar o rol de grandes inventores de química verde de 2015.

Fonte: www.revistameioambiente.com.br – Publicado por Manuela Alegriaem 25 de março, 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *