Um trabalhador foi flagrado sem o equipamento de segurança no topo de um prédio de 10 andares, aproximadamente 35 metros de altura, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, na tarde de segunda-feira (20). O vídeo mostra o funcionário auxiliando um outro trabalhador que estava rebocando a parte debaixo do prédio. O homem que se arrisca sem o equipamento auxilia o outro com um balde de cimento através de uma corda. O trabalhador que fazia o reboque estava com os equipamentos de segurança. O flagra foi registrado pelo cinegrafista da RPC TV Vanderlei Moreno. Assista.
Ao G1, o vice-presidente de área técnica do Sindicato da Industria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon), Euclesio Finatti, disse que o funcionário que aparece no vídeo deveria estar usando, no mínimo, um capacete, luvas, cinto de segurança de três pontos acoplado a um cabo de aço, além de um calçado adequado para impedir que ele escorregue – neste caso – uma bota de borracha. “Isso seria um kit básico para garantir a segurança desse trabalhador. Caso contrário, ele pode se desequilibrar facilmente e cair do prédio”, argumentou.
“A empresa responsável por esse funcionário é obrigada a exigir o uso do equipamento de segurança. Caso isso não aconteça, além do funcionário correr o risco de morrer, a empresa fica sujeita a multa imposta pelo Ministério do Trabalho”, acrescentou Finatti.

Fonte: G1- Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *