A prevenção de acidentes é um foco de atenção na segurança do trabalho. Segundo o engenheiro de produção Gustavo Alcântara, a construção civil apresenta em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, mais acidentes se comparados ao setor industrial. “Apesar de poucos, se comparados com outros setores, os acidentes das indústrias, em geral, são mais graves. Essa é a grande diferença”, explica.

Para o capitão da 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Montes Claros (7º BBM), Cláudio Nascimento, a explicação para os acidentes está ligada com o controle de prevenção de cada setor. “Nas indústrias o controle é muito maior. Eles são obrigados a terem brigadas, por exemplo. Os acidentes também podem ser explicados graças a própria legislação que ainda está engatinhando”, analisa o capitão.

Ainda de acordo com o engenheiro, as indústrias montes-clarenses, de grande e pequeno porte, apresentam cenários emergenciais. “Ou seja, são indústrias com potencial para ocorrer acidentes graves e até mesmo fatais. Em geral, envolvem equipamentos, máquinas, nos setores de cimenteiras e siderúrgicas”, comenta.

Além do controle adotado de cada setor, outro fator que agrava o número de acidentes entre a construção civil e o setor industrial é o crescimento da cidade, explica o sargento da 7º BBM Kollek Pereira da Silva. “As obras na cidade estão em plena atividade, por isso acontecem acidentes que podem ser fatais. Por exemplo, em escavações aqui na cidade é comum ocorrer esses acidentes” diz.

Outro ponto observado pelos bombeiros é a falta de uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). “A gente observa que apenas as grandes empresas de construção exigem, por causa das leis trabalhistas, o uso destes equipamentos. Eles são um dos aspectos que podem diminuir o número de acidentes”, completa Kollek.
Fórum sobre segurança
Destinado a profissionais responsáveis por atendimentos emergenciais, Montes Claros, Norte de Minas, sediará nos dias 19 e 20 de setembro um fórum de saúde e segurança com o tema “Prevenção e Combate a Incêndio para Plantas Industriais, Mineração, Logística e Agronegócio”.
Interessados podem se inscrever até o dia 17 de setembro, na Rua Edmundo Dias, nº 60, região central, das 8h às 17h. Fórum será realizado no auditório do Senac na Av. Deputado Esteves Rodrigues, nº 250, centro.

Fonte: G1 – Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *