Poluição: uma tonelada de carbono por segundo

Notícias 2012 Adicionar Comentário

É quanto o mundo emitiu no ano passado

Dados mais recentes do Carbon Disclosure Project (CDP), uma iniciativa conjunta do Departamento de Energia americano e do Conselho de Pesquisa da Noruega, mostram que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera são hoje 54 por cento mais altos que em 1990.

As emissões de CO2 cresceram 2.6 por cento em 2012 e 3 por cento no ano passado. Por isto, os cientistas agora não podem confiar mais que o aquecimento global fique limitado a 2Cº, patamar considerado minimamente seguro para o planeta.

Parte esmagadora da elevação de CO2 veio da China, o maior poluidor do mundo. Dos 10 maiores poluidores do planeta, apenas Estados Unidos e Alemanha reduziram suas emissões.

No ano passado, todas as nações do mundo combinadas jogaram cerca de 38.2 bilhões de toneladas de CO2 na armosfera, pela queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo, de acordo com novos cálculos publicados ontem no Nature Climate Change. Isto é perto de um bilhão de tonelada a mais que no ano anterior.

O total é de mais de uma tonelada de dióxido de carbono liberado no ar por segundo.

Três anos atrás, cerca de 200 nações estabeleceram um acordo não vinculante de 2Cº. As negociações do clima no momento em Doha, no Qatar, tentam encontrar meios de atingir esta meta. Mas isto parece agora cada vez menos viável.

Segundo Andrew Weaver, cientista do clima na Universidade de Victoria, no Canadá, “estamos perdendo o controle de nossa capacidade de lidar com o problema do aquecimento global.”

Em 1997, lembra o Yahoo News, a maior parte do mundo concordou com um tratado internacional, conhecido como Protocolo de Kyoto, que exigia que países desenvolvidos como Estados Unidos reduzissem suas emissões em cerca de 5 por cento em relação ao ano base de 1990. Mas países ainda em desenvolvimento, como China e Índia, não tiveram limites de quanto carbono podiam emitir. Os Estados Unidos nunca ratificaram o tratado.

Fonte: Revista Abril – notícias

Deixe seu comentário



Powered by EN™ - Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Siga-nos no Facebook Acessar