Voluntário Internacional

Notícias 2010 Adicionar Comentário

Solidariedade e compaixão têm motivado pessoas de todos os países a investir em projetos e missões organizadas para ajuda humanitária e ambiental. Das Nações Unidas às agências de intercâmbio, oportunidades são variadas.

As cenas alarmantes da destruição no Haiti mobilizam voluntários em todo o mundo, que aguardam chamado para entrar em ação. Nesta semana, um grupo de médicos cearenses dispostos a desembarcar no país para prestar serviço às vítimas ficou de prontidão, aguardando o chamado, que dependia da organização no Haiti. São pessoas dispostas a deixar tudo de lado para ajudar a quem está em situação de completa precariedade.

Há programas de todo tipo. Todos os anos, 7 mil mulheres e homens de 100 profissões de mais de 170 nacionalidades atuam como Voluntários da ONU em 140 países. Em geral, 60% dos voluntários trabalham em países que não são os seus próprios. O restante se dedica à atividade no país de origem, colaborando com informações importantes para a orientação das ações.

Segundo a coordenadora do Programa de Voluntários da ONU no Brasil, Anika Gärtner, para o Haiti, só estão embarcando, no momento, os que são especialistas em desastres, mas o cadastro continua em andamento. “Estamos recebendo as informações de interessados no e-mail haiti2010@unv.org, mas, por enquanto, ainda não abrimos chamada para outros tipos de voluntários”, esclarece. Em geral, o programa recebe cadastros pelo site www.unv.org/how-to-volunteer.html.

O interessado fica com o currículo cadastrado até que a ONU analise os dados e entre em contato. “A entrevista é feita por telefone, por nós mesmos ou por pessoas dos projetos para os quais vamos enviar a pessoa”, explica Anika. Os selecionados precisam ter Nível Superior (para vagas internacionais) e falar inglês (no mínimo). Eles recebem contratos de voluntários e, selecionados, uma ajuda de custo para se manterem (moradia, alimentação, plano de saúde, plano de vida, passagens, dinheiro para mandar coisas pessoais).

As vagas são de, no mínimo, três meses e de, no máximo, cinco anos. “Não é um trabalho remunerado ou para pessoas não qualificadas que procuram aventuras ou uma forma de passear duas semanas. Há um processo de seleção que não é fácil. São 300 currículos para cada vaga”, acrescenta a coordenadora. Para ações no País, brasileiros e estrangeiros podem se inscrever no site www.pnud.org/unv.

Há, ainda, oportunidades para quem não tem toda essa disponibilidade de tempo, mas deseja dedicar parte dele a projetos humanitários e voltados à preservação do meio ambiente. Muita gente tem adquirido pacotes de férias — aqueles que não pensam somente em se deslocar para paraísos ou destinos tradicionais. Esses aliam estudos a programas de voluntariado em agências de intercâmbio.

A CI, empresa que trabalha no ramo, especialmente com jovens, oferece pacotes de vagas para trabalho voluntário, de duas a 12 semanas. Os destinos podem ser Peru, Índia ou países da África. Interessados devem ter idade mínima de 18 anos, disposição e nível intermediário de espanhol ou inglês. A experiência, que antes se concentrava em combinar entretenimento a viagens de qualificação e estudos de idiomas, agora alia o trabalho voluntário aos planos.

No Peru, voluntários podem trabalhar na cidade de Cuzco ou no sul de Lima, oferecendo assistência médica à equipe, fornecendo cuidados básicos e informações aos pacientes. Na África, por exemplo, o estudante pode optar por trabalho de reintegração de animais em seu habitat de origem, além de participar de atividades culturais, esportivas e educacionais com crianças e jovens. Na Índia, a tarefa pode ser a de cuidar de crianças órfãs e com deficiência mental. Outra atividade é dar apoio ao treinamento para uso de computadores e aulas de inglês.

Há ainda uma gama de projetos ambientais a escolher. Esses programas incluem confirmação e alocação no projeto, acomodações e refeições, treinamento, transporte e certificado. Informações: www.ci.com.br.

Fonte: O Dia Online.

Um Comentário para “ Voluntário Internacional ”

  1. Carol Capel disse:

    Ótima iniciativa, parabéns pelo trabalho e dedicação.

Deixe seu comentário



Powered by EN™ - Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Siga-nos no Facebook Acessar