A Companhia Docas do Rio de Janeiro inaugura, nesta terça-feira, no Porto do Rio um centro de controle de acidentes ambientais. O Centro de Atendimento a Emergências (CAE), que ficará entre os armazéns 14 e 15, atende a exigências legislativas e à resolução nº 398 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que prevêem a existência de plano emergencial para incidentes de poluição por óleo em zonas portuárias.

O CAE vai contar com equipamentos necessários à contenção de vazamentos acidentais de óleo na Baía de Guanabara por arrendatários ou operadores portuários que não tenham condições operacionais de enfrentar esses problemas . Entre os instrumentos a serem utilizados estão barcos, barreiras de contenção e de absorção, recolhedores de óleo e equipamentos de comunicação.

Para realizar a instalação do CAE, a Companhia Docas do Rio contou com o apoio do Sindicato dos Operadores Portuários do Rio de Janeiro (Sindoperj), que encarregou à empresa HidroClean Proteção Ambiental a operação da unidade.

O novo centro será inaugurado às 10 hs desta terça-feira, e contará com a presença do presidente da Companhia Docas, Jorge Mello, e do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Pereira.

Fonte: Jornal O Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *