Quiosques coletarão óleo de cozinha para reciclagem

Notícias 2008 Adicionar Comentário

Na última sexta-feira, dia primeiro, os quiosques do Leme e de Copacabana passaram a coletar o óleo utilizado em frituras e cozimentos, proveniente do preparo de alimentos para os freqüentadores. A coleta será realizada uma vez por semana e os quiosqueiros receberão R$0,50 por cada litro do material. Para realizar o trabalho, a concessionária Orla Rio firmou uma parceria com a empresa M.B.R. Comércio de Materiais Recicláveis, que está distribuindo tonéis com capacidade de 50 litros para cada unidade.

“A expectativa é que em 15 dias todos os 309 quiosques da orla estejam com os tonéis e que sejam recolhidos, inicialmente, entre 5 e 10 mil litros de óleo por mês. Toda a produção será destinada à fabricação de sabão”, afirmou João Marcello Barreto, vice presidente da Orla Rio.

Uma frota de 30 veículos fará o recolhimento do óleo. A M.B.R. Comércio de Materiais Recicláveis conta com o apoio de cerca de 85 funcionários e possui uma central em Caxias, onde o óleo recolhido passa por um processo de decantação para, depois, ser vendido na forma de sabão. Por mês, são recolhidos, em média, 450 mil litros de resíduos pela M.B.R.

“É importante que o quiosqueiro tenha alguns cuidados, como não despejar o óleo quente nos recipientes plásticos, e evitar que elementos sólidos sejam descartados junto ao óleo”, alertou o diretor da empresa, Maurício Braga Rocha.

Fonte: O Dia, 2008.

6 Comentários para “ Quiosques coletarão óleo de cozinha para reciclagem ”

  1. Enilson disse:

    Ótima iniciativa. Gostaria de saber se estas coletas também ocorreram na zona oeste. Saudações.

  2. Olgamara disse:

    Essa coleta está sendo feita inicialmente nos quiosques das orlas do Leme e de Copacabana e poderão se estender futuramente para toda a orla do RJ.
    Mas existe no Rio, o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove), uma iniciativa da Refinaria de Manguinhos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

    O recolhimento do óleo é feito através de catadores reunidos em cooperativas. Atualmente, 25 cooperativas de catadores já participam do projeto coletando óleo de cozinha em vários pontos da cidade e enviando a Refinaria em Bonsucesso, onde é transformado em biodiesel.

    Quem quiser participar basta separar o óleo de cozinha em garrafas Pet e telefonar para o Disk-Prove para maiores informações. O telefone é (21) 2598-9240.

  3. Ana Paula Zareba disse:

    Caro responsavél pela coleta do óleo de cozinha, para reciclagem, quero saber se aqui em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, tem algum lugar que eu possa me dirigir para entregar o óleo que estou juntando em minha casa, quero fazer parte deste belo trabalho. Espero notícias. Obrigado.

  4. Jussiara de Brito Siqueira disse:

    Gostaria de obter informações sobre coleta via e-mail. Obrigado.

  5. Olgamara disse:

    Prezada Ana Paula e Jussiara o programa do PROVE busca o seu óleo em sua residência em qualquer bairro dentro e fora do Município do RJ. Contato via e-mail prove2009@gmail.com ou (21) 2598-9242.

    Obrigada pelo interesse de descartar de forma correta o seu óleo de cozinha

  6. Everaldo disse:

    Boa tarde!!
    Eu sou aluno de uma faculdade em campo Grande rio de janeiro e estou fazendo um trabalho para apresentar na faculdade sobre a reciclagem de oleo também moro em um condominio com mais de 700 apartamento e gostaria muito de ter mais informaçoes ou ate mesmo convida-los para participar ou me dar alguma orientação sobre o assunto e caso seja possivel essa coleta aqui organizar um ponto d e coleta no meu condominio.
    Att,
    Everaldo

Deixe seu comentário



Powered by EN™ - Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Siga-nos no Facebook Fazer login